WhatsApp poderá passar a utilizar a infraestrutura do Facebook

O WhatsApp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular no Brasil e no mundo, com uma base estimada de mais de 1 bilhão de usuários. Até então o aplicativo é conhecido por se sustentar através de uma equipe pequena e uma estrutura mais enxuta, mas em breve tudo isso deve mudar.

De acordo com sites especializados existem rumores que o WhatsApp Messenger vai passar a contar com os data centers e a enorme infraestrutura de sua empresa-mãe, o Facebook. Atualmente as duas empresas utilizam estruturas diferentes, mesmo que recentemente o Facebook tenha começado a coletar dados dos usuários do WhatsApp e fazer relações entre as bases de usuários da rede social e do famoso aplicativo de chat.

Maior estabilidade

Um aplicativo com uma base de usuários tão grande não pode apresentar nenhum tipo de instabilidade, e por isso que esta mudança está sendo considerada. O Facebook é uma das maiores empresas do mundo, com data centers gigantescos espalhados por diversas partes do planeta e o WhatsApp só tem a se beneficiar com a mudança. Se ela acontecer dificilmente veremos o WhatsApp fora do ar novamente. E a estabilidade não é o único benefício dessa mudança: a velocidade e a qualidade da conexão devem melhorar exponencialmente.

No Limite

Especula-se que devido ao enorme crescimento da base de usuários do app, com mais de um bilhão de usuários, os servidores atuais estejam atuando em seu limite, surgindo assim a necessidade de uso de toda a poderosa infraestrutura disponível dos data centers do Facebook.

Esperamos que os rumores se concretizem e que a mudança de infraestrutura realmente aconteça. O WhatsApp pode se beneficiar muito disponibilizando uma conexão mais veloz e estável para seus usuários, abrindo caminho para se fortalecer mais ainda e se estabelecer de vez como o aplicativo de troca de mensagens mais popular do mundo.

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário