Como instalar WhatsApp no computador PC e Mac

WhatsApp lança versão desktop compatível com Windows e Mac OS

Quer saber se é possivel usar o WhatsApp para PC ou Mac? Recentemente chegou anovidade do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, WhatsApp para desktop (Windows e Mac OS).
whatsapp-imac

Para entender como funciona e baixar em seu computador Windows ou Mac, confira o tutorial que preparamos para você. 🙂

WhatsApp para PC e Mac – Versão Desktop

Se confirmaram então os boatos que rolaram pela internet há algumas semanas, e inclusive falamos aqui, de que o WhatsApp Messenger finalmente estaria trabalhando em uma versão oficial para desktop.

O problema é que pouca coisa mudou da opção anterior, o WhatsApp Web. O aplicativo para computador é um pouco mais prático por não precisar ocupar uma aba do navegador e ter algumas funcionalidades melhores para teclado, no entanto, o que os usuários mas aguardavam que era a, finalmente, independência do aplicativo do celular, não aconteceu. Sem celular, continua nada feito!

A explicação mais plausível é de que o WhatsApp, por não armazenar o conteúdo das conversas em um servidor, teria maior trabalho para conseguir continuar com sua criptografia de ponta a ponta enquanto tem que disponibilizar mensagens em dois lugares, como por exemplo acontece com o Facebook, onde você pode iniciar uma conversa no site e terminá-la no aplicativo do celular. Para esse conteúdo estar acessível nos dois lugares, o Facebook precisa armazenar as conversas em um servidor.

Já o WhatsApp guarda tudo no celular. Por isso que, para você conseguir ver as conversas no computador, o celular precisa estar ligado. Você só usa um para controlar o outro. E por isso também você não consegue se autenticar em dois dispositivos ao mesmo tempo. O que quebra bastante a mobilidade que precisamos no dia a dia, principalmente no que diz respeito ao uso de celular em ambientes de trabalho, por exemplo.WhatsApp-PC-MAC

O que nos resta agora é entender a preferencia por segurança da empresa e torcer para que encontrem uma solução para isso, talvez algo próximo como já existe com o Telegram. Porém, como toda facilidade já nos ajuda e toda novidade nos deixa curiosos, vamos explicar como se usa e instalar WhatsApp para PC.

Como baixar e instalar Whatsapp para PC e Mac

Bom chega de conversa e vamos ao que realmente importa a instalação do WhatsApp em seu computador! 😉

→ Requisitos de para usar WhatsApp Desktop (PC/MAC):

  • Um  aparelho celular com  Internet seja com uma rede de dados ou Wi-Fi.
  • O aplicativo Whatsapp Messenger já instalado no smartphone.
  • Batería do smartphone carregada.
  • Sistema operacional Windows (Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.) ou sistema operacional Mac OS X Mavericks 10.9 ou superior.

Algumas pessoas relatam ter conseguido instalar com sucesso em Windows 7, mas não é o recomendado.

→ Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits

Antes de fazer o download do WhatsApp, você tem que saber se o seu computador é um PC Windows 32 bits ou 64 bits, para baixar a versão correta de WhatsApp Desktop.

Para saber se seu computador é 32 ou 64 bits vá em “Meu Computador” ou “Este Computador” e clique em cima com o botão direito do mouse. Então, selecione “Propriedades”.

whatspcbits1

Uma vez dentro da opção propriedades, repare na opção Tipo de Sistema Operacional de 64 bits ou de 32 bits.Como instalar o WhatsApp no computador 32 ou 64 bits

Mas quanto espaço ocupa o  WhatsApp Desktop no computador?

Não se preocupe, o  WhatsApp para PC ou Mac é um programa muito leve. A versão de download para Windows 32 bits tem 52,5 MB e para Windows 64 bits 61,5. Já para computadores Apple Mac OS, o pacote somente pesa 51,7 MB.

→ Como baixar WhatsApp Desktop para Windows PC ou Mac

Passo 1: Entre no site oficial de download do aplicativo (whatsapp.com/download) e escolha o sistema adequado para sua máquina seja ela Mac ou Windows PC.

sitewhatspc

Passo 2: Clique na sua opção escolhida e a continuação o WhatsApp.exe irá baixar na barra inferior do seu navegador. Finalizado o download procure o arquivo, clique e execute.

Passo 3: Assim como no WhatsApp Web, o aplicativo irá abrir e solicitar que você pareie o seu celular com a versão para computador através de um QR Code.

  1. – Para achar o QR Code no seu celular, abra seu Whats, va até a aba de conversas e clique menu(nos 3 pontinhos) no canto superior direito.Como instalar o WhatsApp no PC
  2. – Apesar de ser a versão para Desktop, para obter o QR Code vá na mesma opção do “WhatsApp Web” e clique nele.
  3. – Se você estiver conectado com a versão da Web, será preciso sair primeiro, só então ele irá lhe fornecer a leitura para o QR Code.Como instalar o WhatsApp no computador Windows ou Mac OS
  4. – Escolha “Desconectar” e depois, clique em WhatsApp Web novamente.Como instalar o WhatsApp para PC
  5. – Deixe o scanner do WhatsApp bem encaixado com a imagem do QR Code do WhatsApp para computador.

Como instalar o WhatsApp no computador QR CODE

Passo 4: Assim que o código parear, o WhatsApp Desktop vai abrir. Você verá que a aparência é bem próxima a versão Web e a funcionalidade também.

Obs: Não se esqueça que se você desligar o celular ou ele desconectar, a versão para computador também se encerrará.

Passo 5: Começe a usar o seu WhatsApp para PC ou Mac! 😉

Funcionalidades do WhatsApp Desktop

As funcionalidades que existem no aplicativo estão todas lá, exceto o recurso de ligações. Compartilhar arquivos PDF, que agora, no caso, você pode anexar de arquivos salvos no próprio computador (não é possível compartilhar arquivos de nuvem) e de no máximo 100 MB. Já a questão de atalhos para facilitar e agilizar o uso, também ficam mais evidentes. As visualizações das opções de configuração também estão um pouco mais simples de achar.

A melhor coisa em nossa opinião é que as notificações agora ficam visíveis no ícone do aplicativo, na barra de tarefas, o que facilita a visualização. Lembrando que, quanto o trecho de mensagem que aparece na tela do computador quando se recebe uma notificação, pode ser desativado para lhe garantir mais privacidade, caso você receba alguma mensagem enquanto está com alguém por perto.

notificaçõeswhatspc2

Para isso vá em sua versão do WhatsApp Desktop, a seguir clique nos 3 pontinhos que estão acima das suas conversas e clique na opção “Configurações”. Em seguida, desative a opção “Mostrar Prévia”.

WhatsApp notifica pelo celular quando a conta for usada pelo WhatsApp Web ou Desktop

Cada vez que você use a sua versão do WhatsApp Web ou WhatsApp Desktop vai  receber uma notificação em seu smartphone, avisando que a conta esta sendo acessada por alguém.
notificao-whatsapp-web

 No caso que receber essa notificação e não esteja utilizando o aplicativo pelo computador, a conta esta sendo acessada por outra pessoa. Imediamente revogue o acesso do intruso para encerrar a sessão, bastando tocar na notificação para excluir.

Alguns usuários estão relatando ter alguma classe de incompatibilidade do aplicativo com computadores Windows de processadores de 32 bits ou bloqueios causados pelo anti-vírus que pode precisar ser desativado temporariamente para permitir a instalação. Como o aplicativo é recente, é normal que alguns erros ainda apareçam. Acreditamos que com o tempo a empresa trabalhará em cima dos bugs para deixar o programa mais acessível aos interessados.

Agora, vamos saber no que a empresa irá melhorar nessa versão. Erros de instalação precisam ser resolvidos e talvez algumas opções diferentes da versão do smartphone e, principalmente, se irão ainda encontrar uma solução para a dependência que as versões para computador têm do aplicativo de celular sem ter que abrir mão da segurança.

E vocês, já instalaram e testaram a versão do WhatsApp para PC/Mac? O que estão achando? Aconteceu algum erro no processo para baixar ou teve algo que não ficou claro nesse artigo? Não deixem de comentar que iremos ler e responder logo que possível. 😉

Avalie
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Um Comentário

  1. andrea alves amaro Responder

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *