Conheça o golpe do WhatsApp Gold

Por ser o aplicativo de mensagens mais utilizado entre usuários de smartphones, é comum que o WhatsApp sofra com tentativas de golpes virtuais, como um já noticiado a pouco tempo aqui no site, referente ao golpe do falso recurso de videochamada no WhatsApp. Agora, um antigo deles, de 2014, voltou a circular: O WhatsApp Gold.

whatsapp gold

O que acontece é que o usuário recebe por mensagem um link de uma suposta versão exclusiva do WhatsApp que seria somente para celebridades. Essa versão teria obviamente, opções diferentes e mais interessantes, como o tão falado recurso de chamadas de vídeo e o poder de deletar mensagens mesmo depois de enviadas. Algo bem atrativo para quem tem costume de usar o aplicativo depois de uma noitada ruim ou costuma falar coisas por impulso.

“Hey , finalmente, a versão secreta do WhatsApp Gold foi filtrada. Esta versão só é usada pelos famosos. Agora nós  também podemos usar.”

Esta mensagem muito suspeitosa se espalha rápidamente pelas redes sociais nos ultimos días. No entanto o simples fato de anunciar uma versão “secreta” já teria que nos fazer duvidar não é?

WhatsApp Gold não é a versão secreta dos famosos

No entanto, muitas pessoas poderiam ter caido em este golpe de phishing, um tipo de crime informático que suplanta a identidade de  uma marca conhecida para enganar aos usuários e cometer vários fraudes, até mesmo para assumir o controle de seus aparelhos celulares.

Obviamente que ao clicar no link dessa versão Whatsapp Gold, a pessoa é encaminhada para um site suspeito que pede que você siga alguns passos para a ativação desse recurso. Primeiro, você deve espalhar o convite para outros contatos seus do WhatsApp (o que, em si, já quebraria a ideia de ser algo exclusivo) e depois preencher um formulário ou baixe um determinado aplicativo recomendado.

Não se sabe com certeza ainda se esses passos fazem baixar arquivos de Malware (que são arquivos que prejudicam o funcionamento do celular ou podem fazer com que hackers tenham acesso aos dados do seu celular, podendo espiar suas conversas e roubar suas informações), ou apenas lucram através desses downloads ou propagandas.

O diferencial desse golpe é que você recebe esse link de um contato seu do WhatsApp, o que passa a sensação de ser algo confiável, porém o tal contato pode nem sabe que esta sendo usado para espalhar esse conteúdo.

WhatsApp Gold golpe de phishing

Se você receber essa mensagem, não clique em nada e apague a conversa. Avise seu amigo sobre o que está acontecendo e se ele tiver clicado, oriente-o sobre o que é o conteúdo e como se livrar dele.

Aos que receberam esse convite e clicaram no link, seria aconselhável desligar o aparelho celular e o reiniciar em modo segurança (infelizmente isso é diferente em cada modelo de celular, verifique como é esse recurso no seu modelo), depois disso procure seu gerenciador de aplicativos para achar o link perigoso e delete-o e veja se tem algum aplicativo estranho. Quando fizer isso, reinicie o celular novamente no modo normal.atencao-ao-novo-golpe-whatsapp-gold-nao-existe

Depois disso passe um antivírus em seu smartphone, atualize todos os aplicativos do telefone, e verifique as permissões de segurança nas configurações. Pergunte também aos seus amigos se eles receberam o spam do WhatsApp Gold de sua parte, é muito provável que o malware tenha feito isso por você.

Sempre lembramos aos nossos leitores e usuários do aplicativo WhatsApp para tomar cuidado com links suspeitos. Toda vez que se depararem com mensagens com links e convites suspeitos, verifiquem no site oficial do WhatsApp ou em sites confiáveis de notícias, como o nosso.

Desde Whatsappear continuaremos informando sobre as notícias mais importantes sobre o aplicativo, siga nos acompanhado! 😉

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário