WhatsApp é mesmo seguro?

Este mês surgiu uma notícia divulgada primeiro pelo jornal britânico “The Guardian” que indicava que o aplicativo de mensagens online poderia ter uma falha de segurança que burlaria até mesmo o recurso de criptografia do WhatsApp Messenger.

Entenda o que acontece

O que acontece é que quando uma mensagem não chega ao usuário que você gostaria no momento em que você a envia, ela não é apagada e nem retorna para você. Perdida no sistema do Whats ela continua existindo esperando chegar ao contato que você mandou. Porém, se nesse meio tempo seu contato mudou de número, a mensagem que era para ele será agora entregue ao novo dono do antigo telefone.

Como resolver a falha?

A solução para isso seria que, após um prazo de tantas horas ou até mesmo minutos, se a mensagem que você enviou não chegou ao usuário, ela fosse apagada do sistema ou ainda melhor, que voltasse para você com um aviso. Dessa forma o usuário poderia decidir se a envia de novo ou se a cancela.

Como se proteger?

Dentro do seu WhatsApp va até o seu Menu →Configurações → Conta → Segurança → ative as Notificações. Assim cada vez que um dos seus contatos mude o código de segurança você receberá um alerta.

O que diz a empresa ao respeito do problema

O serviço de segurança do aplicativo WhatsApp alega que essa questão existe para que não se percam milhares de mensagens, mas não chega a ser uma falha preocupante, já que o exemplo citado não é frequente e que, ainda que a possibilidade possa ser explorada de outras formas,  apenas hackers de alto nível poderiam tentar acessar e lembra que o aplicativo tem mais de um sistema de segurança.

Backdoor

A possível falha na segurança foi chamada de Backdoor, que é uma falha proposital, deixada para que exista uma forma de acessar mensagens. Isso normalmente é deixado para que serviços de segurança ou a própria empresa possa ter uma opção de “espionar” seus usuários. O WhatsApp nega totalmente essa possibilidade.

Finalizando

O fato é que o aplicativo de mensagens pode não ser perfeito mas ainda é mais seguro que grande parte dos serviços populares de comunicação, porém não é mal ficar atento.

Lembramos ainda que inúmeros golpes circulam todos os dias por WhatsApp e eles apresentam um risco de segurança maior para você do que esse em questão, por isso cuidado ao clicar em links suspeitos que prometem mudar a cor do Whats ou lhe oferecer serviços exclusivos. O aplicativo de mensagens não tem motivos para enviar links lhe oferecendo algo privado. Quando uma atualização é feita é liberada para todos. Nem mesmo os usuários da versão Beta do app recebem mensagens assim. Por tanto, vigilância constante! 😉

Continue acompanhando Whatsappear para mais notícias, dicas e tutorias, qualquer dúvida deixe o seu comentário. Até.

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário