A polêmica do compartilhamento de dados do WhatsApp com o Facebook

As atualizações do WhatsApp Messenger sempre foram aguardadas e geralmente comemoradas pelos usuários do maior aplicativo de mensagens online do mundo, inclusive nós aqui do site Whatsappear sempre enfatizamos como era algo positivo e como demonstravam respeitar e agradar quem usava o app, porém, a recente atualização do aplicativo parece ir contra tudo que eles vêm criando desde então. Entenda:

WhatsApp e Facebook compartilham dados de usuarios

Em abril o aplicativo começou um sistema de mensagens criptografadas visando a melhor segurança e privacidade do usuário, e isso ajudava até mesmo com os problemas judiciais que o mensageiro vive tendo com o Brasil, como falamos aqui em nosso site. Isso tudo parecia dizer que a empresa respeitava acima de tudo o usuário do app.

Facebook e WhatsApp compatilham dados de seus usuários

Também, para quem não sabe, o aplicativo de mensagens WhatsApp foi comprado pela empresa do Facebook em 2014 mas sempre afirmou que o serviço seguiria caminhos separados e que as propostas eram muito diferentes. Por isso agora surpreendeu tanta gente que o app de mensagens tenha atualizado seus Termos de uso e sua Política de Privacidade, solicitando que o usuário permita que eles compartilhem seu número de celular com as redes sociais de Facebook e Instagram.

A mensagem começou a circular dia 25 de agosto e imediatamente chamou a atenção de todos os usuários. Logo todos começavam a procurar entender o que estava acontecendo e o que iria mudar com essa permissão. Fizemos uma pesquisa e conseguimos coletar as principais informações que estão saindo sobre isso.

O que muda aceitando a nova politica da empresa

O motivo da atualização é que o aplicativo de mensagens está com projetos para criar versões empresariais pagas de suas funções de conversa para gerar mais renda já que o app parou de cobrar aquele 1 dólar anual de antes, e agora, entregando seu telefone para o Facebook, que já trabalha há tempos com anúncios baseado em interesses de usuários, a interação será mais fácil.

Apesar de garantir que as mensagens criptografadas continuam sigilosas somente entre os usuários que conversam, agora possibilitando que o seu número de celular possa ser acessado pelo Facebook este poderá fazer com que sugestões de amizade sejam mais precisas por exemplo, ou os anúncios de propagandas sejam mais interessantes para o seu gosto se você costuma entrar em contato com empresas por telefone ou aplicativo (anúncios de operadoras de celular e internet devem bombar se pensarmos assim, pelo menos é a empresa que mais entro em contato – sempre para reclamar).

Outra mudança é que a partir de agora, segundo o novo termo de uso você poderá receber informações específicas como status de voo, recibos de compra ou notificações de encomendas. Além disso o Facebook poderá saber os horários que você mais utiliza o WhatsApp.

No entanto, a empresa procura acalmar os usuários e dar a opção de não compartilhamento se quiser. “Estamos trabalhando juntos para melhorar nossos serviços e ofertas, como por exemplo, combater spam entre os aplicativos, dar sugestões sobre o produto, mostrar anúncios relevantes entre outros no Facebook, diz o porta voz do aplicativo de mensagens.  Se você quiser ler o texto completo (e recomendamos) acesse este link.

Veja como não permitir e desvincular seu número de telefone no WhatsApp do Facebook

Para quem não se incomoda em receber mensagens de anúncios, contanto que sejam de seu real interesse e não sejam banners chatos, podem curtir a novidade, mas para a maioria que “torceu o nariz”, saibam que tem até o dia 24 de setembro para se decidir e, ainda que querendo ou sem querer tenha concordado com o novo termo mas se arrependeu, tem como desativar a opção. Para isso, faça o seguinte:

  1. Abra seu aplicativo WhatsApp e vá o Menu clicando ali naqueles três pontinhos acima de Contatos.pontinhos
  2. Agora clique em Configurações.configurações
  3. Nas suas configurações clique na primeira opção Conta.14163988_10205532413829952_1030893598_o
  4. Agora desmarque a opção de Compartilhar dados da conta.14191370_10205532413349940_16698116_o

📍Pronto. Você fez sua parte para garantir ainda mais sua privacidade. Agora teremos que esperar para saber como essa novidade irá prosseguir e o que dirão as pessoas que aceitaram compartilhar seus dados com o Facebook.

whatsapp-facebook-e-instagramE você, o que achou da atualização? O que pensa sobre essa apelação voltada para anúncios? O que pensa do WhatsApp agora, se sentiu traído pela empresa ou acha que é algo normal?

As críticas tem sido negativas e muitas pessoas tem se manifestado, não deixe sua opinião passar em branco então, deixe nos nossos comentários o que pensa, assim como dúvidas também. Até a próxima. 🙊

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário