Melhores atualizações do Whatsapp em 2016

 O 2016 foi um ano de grandes mudanças, aparentemente, para todos. Não foi diferente com a tecnologia. Relembramos aqui as principais atualizações do maior aplicativo de mensagens do mundo.

WhatsApp é um aplicativo polêmico. Principalmente no Brasil. Aqui ele já foi bloqueado muitas vezes pela justiça (que já explicamos num artigo que você pode ver aqui) mas lá fora ele também teve algumas más repercussões. Muitos ainda não o acham seguro, principalmente depois de se veicular ao Facebook. A chegada do recurso da mensagem criptografada ajudou, porém a própria empresa daria um outro tiro no pé.

Entre altos e baixos o mensageiro online mais popular do mundo continua no topo e viemos lembrar aqui as melhores, dentre as muitas, atualizações que chegaram este ano. Listamos por ordem do que julgamos mais importante em escala da menor para a melhor.

  1. Mais opções de fundos de tela e zoom para vídeos no iOS – Cores sólidas chegaram para que os usuários pudessem personalizar mais suas conversas com fundos de telas diferentes. Uma pena que não dá para colocar uma cor para cada conversa. Chegou também a possibilidade de zoom em vídeos para o iOS.
  2. Mais pessoas permitidas nos grupos e mais emoticons – Além de aumentar a quantidade de pessoas por grupos (evitando a criação de vários grupos para um mesmo tema) chegaram emoticons que eram exclusivos do iPhone.
  3. Editar texto e nova fonte – Duas atualizações referentes a edição de texto chegaram esse ano. Falamos mais delas nesses artigos aqui e aqui.
  4. Gifs – A possibilidade de envio de fotos em formato Gif foi algo muito celebrado.
  5. Deixar mensagem de voz como caixa postal após não atender chamada – Em julho uma atualização simples mas útil chegou. Agora quando você liga para um contato e ele não atende você pode deixar uma mensagem de voz como se fosse uma caixa postal.
  6. Fim da cobrança – Foi decretado logo em janeiro que o aplicativo não cobraria mais aquela taxa anual em dólar para ter lucros com o app.
  7. Pdf e docs – Algo que ajudou muito quem usa o mensageiro para trabalho e estudo foi a possibilidade de enviar documentos em Word ou PDF para os contatos.
  8. Versão desktop – Apesar de já existir o WhatsApp Web esse ano foi lançado uma versão para baixar para desktop. Não teve muita diferença mas falamos mais sobre isso aqui.
  9. Resposta objetiva na conversa – Poder responder diretamente a pergunta que lhe foi feita em meio a uma longa conversa foi uma grande atualização. A organização e o cuidado para evitar possíveis desentendimentos melhorou muito. Veja aqui sobre ela.
  10. Verificação em duas etapas – Uma medida para deixar mais segura suas conversas no aplicativo. Explicamos sobre ela nesse artigo.
  11. Funcionalidades parecidas com a do snapchat – Em setembro começou a ser testada na versão beta alguns recursos para editar fotos e vídeos bem parecidos cmo os que existiam no snapchat. Em novembro foi liberado para todos. Ainda não caiu muito nas graças das pessoas mas foi uma grande mudança no quesito de edição de imagens.
  12. Criptografia de ponta a ponta – Essa é com certeza uma das atualizações mais importantes do aplicativo desde sua criação. Falamos detalhadamente sobre esse novo recurso que aumenta a segurança na troca de mensagens entre usuários, porém essa atualização que chegou em abril foi logo seguida de outra que desacreditou um pouco a tentativa do app de realmente se importar com a privacidade dos usuários..
  13.  Dados compartilhados com Facebook– Em agosto, que se diz aqui no Brasil que é o mês do desgosto, chegou uma bombástica informação que ia contra tudo que a política da empresa do WhatsApp havia falado desde então: Agora eles iriam dividir dados do usuário com o Facebook, que embora tenha comprado o aplicativo faz um bom tempo, nunca havia se misturado diretamente com o mensageiro. A atualização trouxe muita polêmica e falamos sobre ela num artigo detalhado que você pode ler clicando aqui.
  14. Chamadas de vídeos – Porém, apesar de várias atualizações esse ano, em novembro chegou a mais aguardada. Anunciada muito antes de sequer a empresa realmente pensar nela, o que causou muitas tentativas de golpe na internet, as chamadas de vídeo realmente foram tão esperadas quanto bem recebidas.

Agora nos diga, qual foi sua atualização favorita esse ano? Qual você ainda espera que a empresa faça? Deixe um comentário e Feliz Ano Novo!

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário