Como desativar os downloads automáticos do seu Whastapp

Aprenda a configurar o download automático no seu WhatsApp e saiba como impedir que arquivos sejam salvos automáticamente em seu smartophone ocupando espaço na memoria do seu aparelho! Quem usa o aplicativo regularmente provavelmente já passou por isso: algum amigo ou alguém no grupo enviou um arquivo de multimídia – vídeo, imagem ou áudio – e o Whatsapp iniciou o download automaticamente assim que você visualizou a mensagem.

Aprenda a desativar os downloads automáticos de arquivos no Whatsapp!

Essa função pode ser inconveniente por vários motivos: os arquivos acabam ocupando um espaço desnecessário na memória do seu smartphone, te obrigando a fazer uma limpa nos arquivos regularmente. Se você participa de muitos grupos, o envio de arquivos multimídia também podem afetar seu plano de dados, especialmente se muitos vídeos forem compartilhados. E, claro, tem sempre o problema de alguém enviar um arquivo inapropriado e você abri-lo na hora errada.

Felizmente é possível configurar o Whatsapp em todas as plataformas para que ele faça o download de arquivos apenas quando você quiser, bastando apenas você tocar na mensagem para iniciar o download.

Para isso, escolha o seu sistema operacional e siga as instruções abaixo:

Android

  1. Abra o aplicativo e, no canto superior direito da tela, toque nos três pontinhos para abrir o menu. Em seguida, selecione “Configurações”.
  1. Na tela seguinte, toque em “Uso de dados”. Nessa tela há uma parte chamada “Download automático”.
  1. Em seguida, entre em “Quando utilizar rede de dados” e desmarque todas as opções desejadas. Se você não quer que nenhum arquivo seja baixado automaticamente quando o smartphone estiver em rede 3G ou 4G, desmarque todas as opções.
  1. Agora escolha “Quando conectado ao Wi-Fi” e faça o mesmo. Dessa forma, os arquivos não serão baixados automaticamente mesmo que você esteja conectado à internet através de uma rede Wi-Fi.
  2. O download automático em roaming é desabilitado por padrão, portanto, não há necessidade de configurar esta parte.

iOS

  1. Abra o aplicativo e, no canto inferior direito da tela toque em “Ajustes” e em seguida, “Uso de dados”.
  1. Na tela seguinte há uma seção “Download automático de mídia”, onde você pode configurar individualmente cada tipo de arquivo. Caso não queira que o Whatsapp nunca baixe arquivos, mesmo no Wi-Fi, selecione “Nunca” para todos os tipos de arquivos.

Windows Phone

  1. Abra o aplicativo e, no canto inferior direito da tela, toque nos três pontinhos para abrir o menu. Em seguida, selecione “Configurações” e depois “Conversas e chamadas”.
  1. Toque em “Download automático”. Você poderá configurar individualmente como cada tipo de arquivo será baixado. Se não quiser que o Whatsapp baixe nenhum arquivo compartilhado mesmo quando você está conectado ao Wi-Fi, selecione “Nunca” para todos os arquivos.

Vale ressaltar que mensagens de áudio serão sempre baixadas automaticamente em todas as plataformas e não é possível configurar o Whatsapp para que ele não faça isso.

E aí, gostou da dica de como desativar os downloads automáticos do seu Whastapp? Agora vai ficar muito mais fácil controlar os arquivos que são compartilhados no aplicativo e você não vai mais ter aquele trabalho pra apagar tudo depois. Tem alguma outra dica? Deixe um comentário aqui com a gente!

Loading Facebook Comments ...

Deixe o seu comentário